21 de abril de 753/4 a.C.

21 de abril de 753/4 a.C. 🇮🇹
NAS ORIGENS DE ROMA
Esta é a data que, no perÃodo de Augusto, foi identificada como sendo da fundação de Roma por Rómulo. Surge-nos como mera formalidade, não tendo algum verosimilhança, pois a ligação entre mitológico e histórico deixa muitas dúvidas.
Assim, iremos traçar um plano geral da fundação de Roma, pela tradição literária, mas também alicerçado na arqueologia, numa variante não lendária.
A PenÃnsula Itálica é o berço da civilização romana, e foi na zona do Lácio que uma nova cultura emergiu - a cultura Lacial. Este povoado absorveu cultura limÃtrofes - a cultura Vilanovense e os Etruscos. Isto é, integram diferentes comunidades do antigo Lácio, em particular os territórios de Roma e o dos Montes Albanos (onde se situa a cidade de Alba Longa, que tem grande influência na fundação de Roma com Eneias).
A tradição literária surge-nos a fundação de Roma à queda de Tróia, sobretudo em Tito LÃvio, DionÃsio de Halicarnasso e Plutarco.
Não nos vamos debruçar muito sobre a lenda, só abordando o essencial que, Eneias veio com o seu filho Ascânio para o Lácio, junto à foz do Tibre. Aqui, irá fundar a cidade de LavÃnio, e mais tarde a cidade de Alba Longa. A cidade terá doze reis, e será numa crise dinástica que Amúlio usurpa o trono ao seu irmão Numitor e transforma a filha deste, a Reia SÃlvia, em vestal. Aqui nos surge Rómulo e Remo como filhos de Reia SÃlvia. Depois a tradição é sobejamente conhecida, é um dos clássicos da mitologia fundacional.
Embora é necessário fazer uma crÃtica à s fontes, no sentido de encontrar variantes interpretativas sobre a fundação de Roma. Assim, a arqueologia pode nos ajudar nesta missão, e já obteve resultados em descobertas arqueológicas que fundamental a união de várias culturas, como Sabinos, os Latinos e os Etruscos, ou seja, a identidade do povo romano provém da mistura de vários grupos étnicos. Um dos exemplos é o festival Septimontium, onde vários povoados se reuniam nos 7 montes de Roma para festejarem.
A data tradicional da fundação de Roma não deverá ser levada ao rigor, pois são construções muito posteriores, com longos séculos de tradição oral. Como afirmam o Dr. Delfim Leão e o Dr. José LuÃs Brandão, "No geral, as narrativas da fundação de Roma (de Eneias e Rómulo) não podem ser consideradas históricas: representam uma complexa mistura de lenda, contos populares e reflexão erudita". Também a tradição e a arqueologia nos permite identificar o Monte Palatino como o núcleo inicial do povoado, em que a descoberta da necrópole do Foro, faz remontar para meados do séc. VIII a.C.
Em suma, querÃamos elucidar o nosso público para o perigo que constitui em acreditar e não criticar as tradições e lendas que nos são impostas. Devemos sempre procurar saber mais respostas e, sempre que possÃvel, interligar as diversas perspetivas, só assim conseguiremos ter uma noção clara e abrangente das problemáticas.
Bibliografia:
Brandão, José L; Oliveira, Francisco. eds. 2015. História de Roma Antiga volume I: das origens à morte de César ed. 1, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
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